Últimas Publicações

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Choque Cultural entre universitários e sanjoanenses

Os universitários chegaram de forma abrupta na cidade de São João del-Rei, ou seja, com culturas e valores diversificados que contrapõem as ideologias conservadoras que por aqui permeiam. Contudo, essa vinda dos estudantes de várias regiões de Minas Gerais, de outros estados e até mesmo de outros países, permitiram outro momento para a cidade sanjoanense, mas de forma benéfica.

Cidade turística, cultural, pacata e de 300 anos, que atrai pessoas de várias localidades para apreciação e que ainda mantém a tradição quanto aos valores morais, às crenças e à cultura local. Nota-se que a calmaria, em partes, se fora com a chegada dos estudantes que realizam festas em repúblicas, nas boates, algazarras nas ruas e nos bares, fazendo com que as características que marcam a região se percam. O choque cultural entre os universitários e os naturais da microrregião torna-se significativo, de fato, já que culturas diferentes entram em conflitos de ideologias entre conservadores da cidade e estudantes mais liberais.

A imagem passada pelos estudantes nem sempre é das melhores. É necessário destacar os trotes que marcam a chegada de calouros - deixando sujeiras pelas ruas - bagunças, barulho e permanecendo uma má visão para jovens e crianças de tais atos. Além do preconceito recorrente dos moradores ao associar o uso de drogas ilícitas e o excesso do consumo de bebidas alcoólicas aos universitários, causando assim transtornos na sociedade. A depreciação dos bens históricos e municipais também é pertinente já que pichações são notadas até mesmo dentro da própria instituição e divulgações dos eventos e festas universitárias são colados em qualquer local, proibidos ou não.

Porém, existem outros lados que muitos notam e dão valor, afinal a vinda dos universitários também traz pontos positivos e permite um maior desenvolvimento para a cidade. Isso fica evidente já que São João del-Rei é conhecida por ser uma cidade, além de turística, forte também no comércio. Assim, lanchonetes, bares, restaurantes, lojas etc, aumentam sua clientela e o lucro, consequentemente. Supermercados e pequenos mercados se beneficiam inegavelmente com o consumo diário de universitários. Moradores locais se aproveitam da oportunidade para oferecer aos estudantes, em grande parte de outras localizações, aluguéis de casas, apartamentos e a criação de pensionatos.

Esse desenvolvimento econômico, que permite a maior circulação de capital na cidade, é o grande interesse dos comerciantes, assim como guias turísticos que trabalham para atender as famílias que se interessam e valorizam a peculiaridade local.

Outro ponto a se destacar com a vinda dos universitários é a riqueza de culturas, o que gera conflitos pelas diferenças, por vezes gritantes também une, informa e ensina. Os estudantes e a própria Universidade compartilham e aprendem em terras sanjoanenses vivências e conhecimentos de outras regiões e países na vida cotidiana. Sendo necessário dar o exemplo de shows musicais em geral, as manifestações de teatros, as danças e as oficinas que são realizados no Inverno Cultural e que permite a interação de diversas culturas e a aproximação entre alunos e toda a sociedade ao acompanharem e participarem do festival, assim como a organização e cooperação no que é preciso.

Pode ser que uma parte dos universitários traga problemas para a imagem da cidade, mas precisamos ser sinceros ao admitir que os estudantes sentem-se parte dessa região e somam bons pontos para a cidade. Os até então conservadores, avessos ao diferente, se vêm cada dia mais obrigados a aceitarem e a interagirem com o outro e o oposto para que assim, o desenvolvimento social, econômico e acadêmico continuem se destacando. Além de levarem o nome da cidade a outras localidades, atraem maiores públicos e beneficiam os moradores com as oportunidades quanto aos ensinos superiores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By