Últimas Publicações

terça-feira, 15 de julho de 2014

Ensinar música: mais que um lazer, um prazer

Ao mesmo tempo que algumas pessoas procuram música como uma profissão, outras procuram como refúgio. Expressando os nossos sentimentos através dos sons, relaxamos o corpo e alma, sentindo uma grande satisfação por fazer algo para nós mesmos, e isso faz com que no dia a dia tudo o que fazemos fique melhor.

A música ajuda tanto no desenvolvimento intelectual como no estímulo à criatividade. É reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana e promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.

Em 2010, na cidade de Resende Costa, o MAC (Movimento Arena Cultural), organizado por músicos da cidade, trouxe a oportunidade para que artistas amadores possam exibir seu trabalho para a população regional. Observando a necessidade de uma melhor formação musical dos artistas da cidade, Ângelo Márcio Resende fundou no ano de 2012 a Vibratos escola de Música que atualmente conta com seis professores ministrando aulas de violão, viola caipira, guitarra, baixo, bateria, acordeon, canto, teclado e musicalização, para mais de 100 alunos de diferentes faixas etárias. A escola conta também com um coral infanto-juvenil criado em 2014, em parceria com o curso de música da UFSJ. Com aulas semanais gratuitas, o coral possui cerca de 60 crianças e adolescentes.

Desde sua criação, a escola vem atendendo a diversos alunos interessados em aprender mais sobre o universo da música. Os adultos em geral procuram aprender mais sobre o instrumento e como tocá-lo, na maioria das vezes apenas por lazer. Já as crianças alimentam o sonho de formar ou participar de alguma banda, e para isso recebem o apoio de Ângelo. Ele ajuda as bandas recém-formadas a marcarem shows, e até mesmo promove eventos para divulgação na região. Como por exemplo, a apresentação do coral da escola, no dia 21 de junho de 2014 no anfiteatro do campus Santo Antônio na UFSJ.

Os ganhos que a prática musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina ou pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos, e para a vida toda. Se antes as novas bandas e artistas que surgiam em Resende Costa não possuíam nenhum apoio e precisavam se deslocar para outras cidades para aprender mais sobre música, agora o quadro mudou Além de uma formação musical adequada, todos tem oportunidade de demonstrar seu trabalho para o público regional.

A escola só tem benefícios a trazer para seus alunos. Eles começam a ter oportunidade de trabalhar suas habilidades musicais, e assim, acreditar no sucesso no mercado da música. Já os moradores da cidade contam com mais opções de cultura e lazer no seu dia a dia.



Rafael Augusto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By